domingo, 18 de fevereiro de 2007

Procurando aplicações java para aparelhos celulares - controle remoto para tv

Quisera eu saber escrever meus próprios aplicativos com java para telefones móveis. A linguagem de programação java tem-se tornado padrão nos mais recentes modelos de celulares. Através dela é possível desenvolver programas de computadores. Há milhares de softwares para celulares escritos em java. Eles são chamados de midlets - aplicações em J2ME que utilizam o profile MIDP (mobile information device profile). Como muitos celulares tem uma porta de infra-vermelho para comunicação e troca de dados, um questão a ser resolvida seria ao ligar e desligar a tv, bem como muda de canais e aumentar/reduzir o volume com o aparelho móvel.
Parece que já tem muita gente desejando isto ("IrDA as remote control").
http://www.siemensplanet.com/forum/viewtopic.php?t=2960
O programa Universal Mobile Remote Control Mobile & Cell Phone Game promete cumprir esta tarefa:
Now you can have all your remote controls in one hand!

All multimedia devices around your home are now controllable using your mobile phone - isn't that great?!

http://www.gamemobile.co.uk/universalmobileremotecontrol.htm

Ainda não tenho certeza, se simples aparelhos como o Siemens C75 tem essa capacidade.
Enquanto não encontro as respostas, estarei lendo o básicão da programação J2ME - criar o primeiro programa para meu celular, "hello world":
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2869
O C75, no exemplo citado, já utiliza a tecnologia WAP 2.0 e MIDP 2.0 (conforme Thaimobilecenter).
A propósito, muito boa a revista Web mobile, da Devmedia Group (mesmo editor da Java Magazine). Embora mantenha o foco em desenvolvimento é uma publicação importante para noticiar a indústria da telefonia móvel.

Nenhum comentário: