sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Qual a utilidade de Popper para um político?

Todas as formas modernasd e sociedade se encontram num estado de perpétua mudança e, à medida que o tempo passa, essa mudança se torna mais rápida, não mais lenta. Se nos porpuséssemos a tarefa de realizar o projeto mais ideal, e conseguíssemos fazê-lo, mesmo então a mudança não se deteria subitamente. [...] A verdadeira tarefa política é administrar a mudança.


A recomendação de Popper é que o que devemos eliminar são os projetos - excluí-los inteiramente de nosso pensamento. Em vez de basear nossa abordagem em um estado de coisas imaginário que não existe de fato, e não existirá jamais, recomenda que partamos da realidade social na qual nos encontramos e que a examinemos criticamente a fim de descobrir o que está errado com ela, e ver como pode ser melhorada. Desse ponto de partida, Popper propõe o que poderíamos chamar de uma metodologia para a administração da mudança.


Formular problemas com cuidados e não assumi-los como conhecidos. Pode haver muita divergência com relação à determinação dos problemas, antes mesmo de pensar em soluções.

MAGEE, B. Qual a utilidade de Popper para um político? In: O'HEAR, A. (org.). Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: UNESP, 1997. (Coleçao UNESP/Cambridge). ISBN: 857139159-9. p. 307-323.

Nenhum comentário: